Cerca elétrica, concertina, lança – Como proteger minha casa

Com a falta de segurança que assola nossas cidades, precisamos rapidamente pensar em como proteger o nosso patrimônio. Cerca elétrica, concertina, grades, lanças protetoras, vamos entender como defender a nossa casa sem comprometer a estética deixando sua casa segura e bonita.

Existem vários tipos de barreiras que protegem os nossos lares, elas podem ser visíveis ou invisíveis. As barreiras visíveis consequentemente alteram a estética da nossa casa mas também proporcionam maior segurança visto que seu objetivo é impedir a entrada de alguém não desejado. Já as barreiras invisíveis funcionam apenas como monitoramento, soando alarme quando alguém avançar em uma área que não deveria. Acionando assim as autoridades ou alguma empresa especializada de segurança.

Muro com sensores de segurança. Se alguém quebrar algum vidro ou pular por cima, o alarme dispara.

As barreiras físicas são as mais comuns de se encontrar visto que não dependem de nenhuma intervenção humana para atuar. Elas mesmo trabalham em impedir para que o invasor não ultrapasse aquele limite. As mais comuns são as concertinas, cercas elétricas, lanças protetoras e telas protetoras. Iremos ver mais sobre elas a seguir.

Concertina: Muito famosa por ser utilizada em campos de guerra a concertina é uma  barreira de segurança laminada, de forma espiralada, que possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. Pode-se dizer que é uma evolução do arame farpado. Também conhecida como cerca ouriço ela é usada em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres, especialmente aqueles com grande vegetação, que impedem a instalação de um dispositivo eletrônico. Pode ser fabrica em aço inoxidável ou galvanizado diminuindo muito a sua manutenção. Pode ser encontrada em cores para combinar com o seu muro e reduzir a sensação de presídio.

concertina

Cerca Elétrica: A cerca elétrica residencial é o tipo de barreira mais utilizada em grandes centros. Intimidadora desde a placa obrigatória (sim, o uso da placa é obrigatório, pois a eletricidade pode até matar). Existem diferentes modelos e potências de cercas elétricas que vão desde as mais simples e baratas, até as mais complexas e caras. Pode ser utilizada com poucos ou muitos fios, com hastes grandes e pequenas e em alguns casos até embutida, impedindo a passagem e não agredindo visualmente a arquitetura da sua casa.

Lanças Protetoras: Normalmente fabricadas em galvalume, as lanças protetoras são compostas por pontas afiadas e bastante resistentes e foram criadas em substituição da utilização de pregos e cacos de vidro muito comuns em casas mais antigas.

Telas protetoras (ou redes laminadas): confeccionadas em materiais de alta resistência as redes laminadas vieram para substituir os alambrados evitando o corte e até o contato com a área. Por seu aspecto bastante agressivo as telas protetoras tendem a desestimular os invasores desde o primeiro contato visual. Os mais ousados normalmente acabam gravemente feridos, não executando o furto.

Melhor opção de cerca de segurança

Todos sabemos que cada caso é um caso. Não podemos generalizar e definir que um método é melhor que o outro, mas sem dúvida a junção de dois métodos se torna bem mais efetivo que um método sozinho.

Eu escolhi utilizar em minha casa uma barreira física visível mais discreta como as lanças protetoras. Mas ainda não me sinto seguro o suficiente e estou estudando a aplicação de uma cerca elétrica com baixa altura (1 ou 2 fios), ou a utilização de uma barreira infravermelho de alarme.

E para você, qual a melhor maneira de defender o seu lar?

rede laminada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.