Porcelanato – Dicas para escolher o melhor para sua casa

Depois de escolher o porcelanato como melhor opção para o piso de sua casa, surge uma nova dúvida: Como escolher o porcelanato. Para isso mantemos a nossa série de posts sobre pisos com dicas para escolher o melhor porcelanato para sua casa.

Vamos entender alguns tópicos para auxiliar a melhor escolha.

Resistência

Sabendo que o porcelanato é mais resistente que a cerâmica comum, mas não podemos abrir mão da escolha de acordo com o uso. Vamos recapitular a tabela PEI que referencia a resistência do material a ser aplicado:

Tamanho

Por ser mais resistente e de melhor qualidade que a cerâmica o porcelanato possui também um preço mais elevado. Um ponto observado para evitar desperdícios na obra e consequentemente diminuir consideravelmente o custo final é dimensionar o tamanho do piso de acordo com o tamanho do cômodo a ser aplicado. Peças maiores como 80x80cm demanda mais recortes e mais desperdício.

Tipo

Conhecendo os tipos de porcelanato, podemos definir pelo crivo do uso (no próximo tópico).
Polidos: É uma peça que recebe um polimento e uma camada protetora. O modelo é extremamente liso  e espelhado.
Esmaltados: Recebem uma camada de esmalte por cima com o desenho desejado tendo características lisa ou áspera, brilhante ou mate.
Struturato: Possui uma superfície levemente abrasiva. Recomendada para áreas de transição unida x seca, como sauna e etc.
Natural: É bastante resistente e pouco escorregadio.
Acetinado: Como o nome já diz, possui brilho acetinado.
Lapado: Imita o brilho de pedras naturais.
EXT: Com superfície abrasiva esse modelo é indicado para áreas que tenham frequente contato com água.

Uso

Para escolher corretamente o porcelanato a ser aplicado, o uso deve ser muito discutido para não causar arrependimentos. O Coeficiente de Atrito Úmido deve ser bastante estudada para evitar ocorrências de riscos a segurança. Pisos muito polidos em áreas úmidas são grandes causadores de acidentes. Outro ponto que se deve observar é que pisos com muito brilho evidenciam mais facilmente a sujeira e outras coisas indevidas, como mulheres de saia.

Acabamento

Por imitar fielmente algumas superfícies, o porcelanato muitas vezes é usado como substituição desses materiais, como piso imitando madeira, concreto, aço entre outros. Para ter uma simulação perfeita do material que se espera é importante que se tenha uma junta quase inexistente. Para isso é necessário que o material seja retificado.

Resumindo a escolha do porcelanato

Segue abaixo uma lista rápida de itens a avaliar:

  1. Resistencia? Observar Índice PEI;
  2. Tamanho? – Observar tamanho das peças ofertadas em referencia ao cômodo a ser aplicado;
  3. Tipo: Observar o acabamento de acordo com o local a ser aplicado;
  4. Uso: Onde ele será aplicado;
  5. Estética: Esse é por sua conta!

Fabricantes

No Brasil temos inúmeras linhas de fornecedores de cerâmicas. Muito deles conhecidos internacionalmente pela sua qualidade nesse tipo de revestimento como Portobello, Portinari, Incesa e etc.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *