Cerâmica ou Porcelanato – Qual o melhor piso para sua casa?

Na hora de escolher o piso da sua casa sempre ficamos na dúvida entre cerâmica ou porcelanato. Muitos defendem cada tipo de piso mas nem sempre os pontos abordados são os corretos para a diferenciação entre porcelanato e cerâmica. Nesse post vamos abordar a diferença entre os dois tipos de piso, sugerir pontos para a melhor escolha e além da escolha entre eles, como escolher a melhor cerâmica e o melhor porcelanato para sua casa.

ceramica x porcelanato

Qual a diferença entre cerâmica e porcelanato?

A cerâmica é composta por um aglomerado de diferentes tipos de argilas que são queimadas a aproximadamente 1.150 graus. Por ser um material menos nobre, normalmente encontram-se linhas populares que não tem tanto crivo no acabamento, entregando peças desenquadradas, necessitando de juntas maiores, consumindo mais rejunte e deixando a área esteticamente mais rústica. As cerâmicas também possuem menor resistencia que o porcelanato. Tanto a impacto quanto a abrasão.

O porcelanato é uma peça que tem um cuidado mais minucioso desde a escolha dos seus materiais de fabricação. Utilizando materiais mais nobres, como o feldspato, o porcelanato é queimado acima de 2.000 graus. Com características de serem extremamente resistentes, os porcelanatos, normalmente, também são melhores acabados. Proporcionando juntas mais finas e um aspecto mais uniforme a área aplicada.

E ai, cerâmica ou porcelanato?

A resposta não é tão simples quanto parece. Seja por critérios de qualidade, preço, estética e acabamento. Mas vamos explanar o ponto chave que pode nortear a sua decisão.

Qual a aplicação?

Paredes e pisos recebem cargas diferentes e logicamente, exigem mais ou menos resistencia do acabamento. Nas paredes a utilização de cerâmicas esbarram em dois fatores: Absorção de água em áreas frias, visto que a absorção da cerâmica é maior que a do porcelanato e acabamento. Devido a menor uniformidade das peças, caso queira um revestimento sem juntas, imitando algum material natural como pedra ou madeira, com a cerâmica o resultado é abaixo do esperado, devido a evidência de juntas e rejuntes.

Já no piso, além das cargas, temos também que pensar na aderência e abrasão sobre o piso. Em garagens é muito comum cerâmicas racharem ou desgastarem em áreas de manobra dos veículos. A aderência também é importante, visto que em áreas de grande circulação e expostas a chuvas, um piso escorregadio pode ser causador de inúmeros acidentes.

Com a decisão e qual material usar, veja abaixo:

Como escolher a cerâmica perfeita para minha casa

Como escolher o porcelanato certo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *